domingo, 7 de julho de 2013

O Queridinho da Mamãe




Edward Theodroe Gein, ou Ed Gein (1906-1984), ficou conhecido nos anos 50 por matar (ou exumar), mulheres parecidas com a própria mãe, por quem era obcecado. Seu hobby mórbido aterrorizou o mundo e serviu como base para vários filmes, entre eles um vencedor do Oscar (O Silencio dos Inocentes) e outro de Hitchcock (Psicose).

Dentro do Eutanásia Mental, você consegue saber mais sobre a vida de Ed Gein, e ainda ver quais outros filmes foram inspirados em assassinos famosos.

Hoje faremos um comparativo com os dois filmes, relatando algumas verdades e outras mentiras que se passam dentro deles.


O Silencio dos Inocentes (1991)

Sinopse: Agente do FBI é destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata, encarcerado sob a acusação de canibalismo.


O filme que foi inspirado em Ed, tem algumas cenas bem interessantes, umas das cenas que marca o filme é quando o assassino Buffalo Bill, aborda uma jovem com um braço engessado, e, usa como desculpa seu braço para ela ajuda-lo. Nisso ele a domina e a joga para dentro de um furgão, e o resto já pra se pensar.

O fato é que Ed Gein, não usava deste tipo de artimanha, na verdade o assassino conhecido por isto foi um outro, Ted Bundy.

Ainda na levada de 'erros' cometidos dentro do filme, pode-se reparar um outra cena aonde a policia encontra um dos corpos das vitimas, e durante a autópsia, tiram um casulo de uma mariposa-da-morte.

Toda a cena não passa de uma mentira, até porque a policia nunca chegou a recuperar os corpos das supostas vitimas de Ed Gein, a policia conseguiu encontrar pedaços das mulheres no porão de Gein, mas nenhum corpo completo foi achado.

E é exatamente neste aspecto sobre Gein que o filme se consagra perfeitamente, a policia chega a casa do assassino e encontra em sua casa vários pedaços dos corpos de suas vitimas, no filme para ter um "algo a mais", ainda é adicionada a cena um poço com uma jovem acorrentada, na verdade este poço parte de um outro assassino chamado, Gary Hidnik.


Psicose (1960)


Sinopse: Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Esse também foi inspirado no Edward, o diretor tentando dar uma 'maquiada' na história conta que o assassino, denominado no filme como Norman Bates, realiza seus ataques em um motel no Arizona, na verdade Gein era herdeiro de uma fazenda em Wisconsin, local aonde ocorreu a maioria dos crimes.

No filme também é mostrado que sua mãe não queria que Norman trouxesse vagabundas para sua casa, fato que realmente verdadeiro, vendo que a mãe de Gein também era muito religiosa, dizia que todas as mulheres eram enviadas do demônio para perverter os homens, por essa razão quando sua mãe morreu, Ed, passou a 'falar' com ela conversando consigo mesmo. No final do filme é visto que Ed, conquista uma psicose (daí o nome do filme) há os aspectos trazidos por uma criação de superproteção materna.

O filme só passa por dois deslizes na história real de Gein, era o fato de Norman se vestir de mulher para atacar e de que ele colecionava animais mortos. Como já foi citado anteriormente, Gein não se travestia de mulher ao atacar, ele gostava é mesmo de vestir a pele das vitimas, e diferentemente de alguns psicopatas famosos não era muito fã da taxidermia, em sua casa você só encontraria cabeças e restos de pele de pessoas, nada lhe faria lembrar animais empalhados.

Gein ainda inspirou outros filmes, um destes também é o Massacre da Serra Elétrica, este que pode ser conferido aqui mesmo dentro do blog. Uma outra surpresa foi que Norman Bates, o personagem inspirado em Gein de Psicose, recentemente ganhou uma produção original sobre o que aconteceu em sua vida para chegar ao momento do filme em si, bem interessante pra quem gosta do filme.


Sem comentários:

Enviar um comentário