domingo, 7 de julho de 2013

Teoria sobre Derinkuyu, a Cidade Subterrânea


Trazemos hoje uma postagem super interessante sobre um dos locais mais curiosos, a nem tão famosa, cidade subterrânea de Derinkuyu, mais precisamente localizada na província de Nevşehir na Turquia. Esta cidade conta com algumas teorias conspiratórias bem legais, isto se deve por toda a sua complexidade e datação.

É dentro destas questões de datação que surge o primeiro mistério do local. Quando a cidade teria sido erguida? -digo escavada-. Alguns pesquisadores contam que o local é de 4000 a.C, porém pesquisas realizadas  com os esqueletos da região datam de 1800 a.C, mesmo sendo muito antigo, os anos certos em que teriam escavado o local é um completo mistério.

A cidade possui um sistema extremamente complexo de tuneis, e ambientes. O local possui salões para abrigar alimentos, cozinhas, celeiros, capelas, celeiros, estábulos, tudo isto distribuído em 20 níveis subterrâneos, tudo feito e ligado com um sistema complexo de dispersão de fumaça (para que não fosse encontrada), e um sistema de ventilação que faz com que há ar em todos os locais da construção, uma outra sacada deste sistema é a obtenção de uma temperatura unica dentro do ambiente. Dentro dos tuneis a temperatura varia perto dos 16 graus, não importando o nível ou a temperatura externa.

Ainda que a cidade contasse com um outro sistema que provia água para os moradores de cima e da cidade subterrânea. Dentro de todo esse complexo é estimado que a cidade acomodava entre 35 a 50 mil pessoa.

Uma outra característica da cidade é que ela poderia ser fechada. Dentro de seus tuneis é encontrado algumas 'portas', isto é, grandes pedras redondas com até 1.5m de diâmetro. Estas 'portas' serviam como disfarce para a superfície. Dentro do local há algumas outras portas em numero bem menor que serviam para separar os andares.


Derinkuyu ainda conta com uma extenso túnel que liga a outra cidade subterrânea, a cidade de Kaymakli, que assim como Derinkuyu, está situada na região de Nevşehir na Turquia. 

A complexidade e a grandiosidade da obra fazem com que diversas questões sobre sua verdadeira origem sejam levantadas. Alguns teóricos adeptos da “teoria dos alies antigos”, defendem que a cidade é muito mais velha do que se imagina e foi criada por visitantes extraterrestres e posteriormente abandonada, sendo encontrada por moradores e reutilizada.

Alguém tem uma outra possível teoria para a cidade subterrânea que não conta com pequenos homens verdes cavando tuneis?

[nota] A cidade está aberta para visitação! só os 4 primeiros andares podem ser visitados com o acompanhamento de um guia, o preço é beeeeeeeem salgado, mas é claro que não é sempre que voce pode visitar uma cidade subterrânea com mais de 4000 anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário