A Cruz de Caravaca, também conhecida como Cruz de Lorena,Cruz de São Miguel,Cruz de Borgonha,Cruz das Missões,Cruz de Borgonha, dentre outros nomes, é uma relíquia cristã de origem espanhola.
Segundo a tradição, apareceu por milagre na cidade de "Caravaca", na Espanha, em 3 de Maio de 1232, e, por conter fragmentos do lenho da cruz de Cristo, eram-lhe atribuidos muitos milagres.
Em 1934 a cruz medieval desapareceu misteriosamente, sendo mais tarde restaurada por doação, pelo Papa Pio XII, de dois fragmentos do Santo Lenho.

A lenda medieval

De acordo com a lenda, à época da Reconquista cristã da península Ibérica, a região era governada pelo sultão Abu Zeyt conhecido por Muhammad ben Yaquib e, na cidade de Caravaca  Muhammad mantinha prisioneiros, um grupo de cristãos, suspeitos de tramarem contra os invasores., sendo um deles o sacerdote Gines Perez Chirinos que consolava seus companheiros através de seus ensinamentos religiosos,essas práticas foram descobertas pelos guardas e o fato chegou aos ouvidos de Muhammad.

Manifestando curiosidade sobre as práticas católicas, Abu Zeyt decidiu presenciar uma missa, ordenando que o sacerdote cativo lhe celebrasse uma.Chirinos se negou e que não poderia fazer o desejo do Rei, porque não tinha os objetos necessários para celebrar o ato sagrado.
Muhammad, julgando que Chirinos não desejava satisfazer a sua curiosidade, irritou-se,mandando os guardas serem mais severos no tratamento dos prisioneiros.


Com o passar dos dias Muhammad mais calmo e ainda muito curioso resolveu pedir novamente ao sacerdote que fizesse a cerimônia, comovido com o ato do sultão Chirinos aceitou realizar a cerimônia.

 No dia marcado, o governante reuniu toda a sua família e corte para presenciar a cerimônia, dando ordens para que fosse dado ao sacerdote tudo o que ele necessitasse para o culto. À última hora, o sacerdote lembrou-se de ter esquecido a cruz. Com temor e com vergonha, antecipando a punição por sua falha, viu surgir, do nada, na janela acima de si, dois anjos carregando uma cruz de dois braços, toda de ouro com pedras preciosas.
O sultão e todos os muçulmanos presentes, impressionados, converteram-se ao catolicismo.
Todos os prisioneiros foram libertados e aquela fortaleza foi transformada em Igreja.


Apesar de ser considerado um símbolo católico  e cruz de caravaca antigamente já serviu para varias outras religiões, e organizações dentre elas: os templários , bruxos , magos, curandeiros,e muitos outros, a cruz de caravaca é considerado um forte amuleto contra o mal. porém existem alguns rituais onde a cruz de caravaca também é usada para o mal, alguns rituais citados até mesmo no livro de "São Cipriano Capa de Aço".

As orações a seguir foram encontradas no site sobrenatural.org / autoria de MR.Tlaloc

 O Pároco Gines Perez Chirinos inspirado pelos anjos, escreveu algumas orações em latim, nós mostraremos tradução da Novena da Cruz de Caravaca e como ela deve ser rezada.



Observação: Nesta oração o fiel aceita sua condição de pecador e pede o perdão antes de receber a graça; solicita proteção contra o mal e deseja forças para caminhar no bem; invoca os poderes místicos do sangue e das chagas de Cristo, dos cravos e da cora de espinho; Uma oração com palavras fortes, completa e poderosa!


 COMO REZAR:
- Esta novena é poderosa e milagrosa, contudo a fé é parte fundamenta para se alcançar uma graça;
- Esta oração deve ser rezada de pé, diante de um crucifixo;
- Genuflexão é o ato de dobrar os joelhos, deve ser feito sempre que mencionada na oração juntamente com o sinal da cruz;
- Se houver outras pessoas, elas devem permanecer de joelhos durante toda a oração, somente a pessoa que reza fica de pé;
- Por se tratar de uma novena, o rito deve ser repetido por nove dias consecutivos;
- A oração deve ser recitada preferencialmente a partir das 7 da noite. Ou se preferir, reze a novena sempre às 3 horas da tarde;
- A cada dia da novena, antes de iniciar a oração, acenda uma vela branca junto a Cruz (crucifixo).


SAUDAÇÃO A CRUZ

Ave sagrada e milagrosa Cruz em que padeceu Nosso Senhor Jesus Cristo pelos nossos pecados.  (de pé - genuflexão- faça o sinal da cruz)

MILAGROSA ORAÇÃO DA CRUZ DE CARAVACA
(de pé - genuflexão- faça o sinal da cruz)

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo (genuflexão- faça o sinal da cruz)
Pequei Senhor e por isso suplico vossa misericórdia, Vós que perdoastes o pecado do mundo, perdoai os meus pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz)

Restitui-me Senhor a alegria do Vosso amparo e dai-me forças para caminha na prática do bem. Não desprezeis Senhor meu Deus as minhas preces. (genuflexão- faça o sinal da cruz)

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e Nós vos Bendizemos porque com Vossa Santa Cruz salvastes o mundo

Vós que sois louvado pelos céus. A vós todos os Serafins, Querubins, Arcanjos, Anjos proclamam: "Santo, Santo, Santo, Senhor dos exércitos" por todos os séculos dos séculos, assim seja.

Meu Senhor Jesus. Vós que derramastes Vosso Santíssimo Sangue na Cruz, nos abriste o caminho do céu, nós vos rogamos a Vossa benção. Compadecei-Vos de nós, Senhor. Suplicamos a Vossa clemência e que nunca desampareis os que imploram Vossa Graça e Vossa proteção em suas atribulações.

Salve Cruz Gloriosa, Santo Madeiro, Milagroso Lenho! (faça o sinal da cruz)

Diante de Vossa Cruz nós Vos imploramos Senhor Jesus, meu Deus, meu Redentor, que Vossa misericórdia nos conceda a graça:
(mencione aqui o seu pedido)

Pelas Vossas Cinco Chagas, pelas Vossa Coroa de Espinhos, Pelos Cravos que feriram Vossos pés e Mãos, atendei-nos Senhor, e lavai os nossos pecados.

Bendita Cruz em que foi cravado Nosso Senhor Jesus Cristo, estendei sobre nós os vossos braços protetores. Defendei-nos, Sagrado Lenho, das tentações demoníacas. Santa Cruz, nós viemos a Ti como ao nosso verdadeiro abrigo e fortaleza. nosso escudo e arma, nossa luz e salvação dos perigos, doenças, crimes e pecados. (genuflexão- faça o sinal da cruz)

Meu Senhor Jesus Cristo, sede meu Mestre e meu Amigo, concedei-me com perdão dos meus pecados a graça de:
(repita aqui o seu pedido)

Aliviai nosso coração aflito, confortai nosso ânimo. Iluminai nosso espírito e dai-nos coragem para evitarmos o pecado: (ajoelhe-se)

Eis o Lenho da Cruz em que pendeu a Salvação do mundo.
"Ágios ó Théos, Ágios íchirós, Âgio Athánatos, Eléiseon Imás."

Louvado seja o Senhor
Para Sempre seja louvado.
Assim seja, amém.

(rezar um Pai Nosso e um Creio em Deus Pai)

(FIM DA NOVENA)





 UTILIZE EM MOMENTO DE GRANDE PERIGO
(A invocação a seguir deve ser feita em casos de grande perigo, de preferência reze de joelhos.)

(faça o sinal da cruz)  "Pela Santíssima Cruz em que vós, Nosso Senhor Jesus Cristo, padeceste e morreste, salvai-nos. Estendei sobre mim vossa graça. Dai-me a colher os frutos da cruz, símbolo do Vosso Sacrifício. A vós suplico proteção, pela Santa Cruz de Caravaca e aos Vossos pés me abrigo. Valei-me, pela minha fé. Assim seja, amém."