O conceito de Gárgulas começou entre os séculos XI e XIII. Seu propósito foi primeiro de assustar o mal  servindo como guardiões de pedra, e segundo, como uma maneira elegante para desviar a água da chuva. Muitos têm as bocas abertas, porque eles também funcionam como calhas. Como resultado, muitos dos Gárgulas iniciais também tinham pescoços ao invez de somente a cabeça. A palavra "Gárgula" origina-se da antiga palavra francesa "gargouille" que significa "garganta", mas que também descreve muito bem o som borbulhante de água que passa através da calha.



A Igreja Católica originalmente usava os Gárgulas como um lembrete assustador, o visual  dos demonios no inferno e para que seus fiéis pudessem se comportar,e não fossem convertidos a pagãos, muitos fiéis dos quais eram analfabetos.Os gargulas eram uma espécie de "sermão em pedra", ou um aviso de como deveriam se comportar sem que precisassem escrever. Eles agora são praticamente ornamentais e assumem muitos significados.



A maioria dos gárgulas são figuras grotescas, mas escultores de pedra no passado também homenageavam os familiares e amigos esculpindo seus rostos.Como os Gárgulas evoluíram, tornaram-se símbolos de vários tipos, usando temas recorrentes, principalmente relacionadas ao paganismo. Os cinco grupos básicos de Gárgulas são listados abaixo:



Faces ..... com várias figuras menores e uma figura grande, ou uma figura com a boca aberta e língua para fora - simboliza a insignificância do indivíduo e como somos vulneráveis ​​a grandes potências.

Moradia ..... Cabeças - uma prática real dos Celtas, que eram caçadores de cabeças. Eles adoravam as cabeças cortadas, eles acreditavam que essas cabeças tinham poderes sobrenaturais.

Sexo ambíguo e espécies inexistentes..... - Os espécimes novamente datam dos pagãos. As religiões pagãs existiam para superar o caos e perigo. Estas Gárgulas são representativos do medo do desconhecido. Este tipo de Gárgula é agora conhecido como "Grotesque".



Chefe ..... entrelaçada com galhos e folhas - Um ramo que sai da boca ou em torno da cabeça era um sinal da divindade para os celtas. Os Druidas muitas vezes representavam com folhas de carvalho, como o carvalho era sagrado para eles. Isso é muitas vezes referido como o "Homem Verde" hoje.

Temas sexuais ..... - Usado pelas religiões pagãs como símbolos de fertilidade. Se usado em paredes exteriores, acreditava-se que evitava o mal. Novamente, voltamos ao medo universal da sexualidade que existe até hoje.



Um exemplo de gárgula é o gárgula de Glastonbury, uma criatura que é dita assombrar os pesquisadores que se aprofundam muito nos mistérios que cercam o lendário rei Arthur.