segunda-feira, 15 de julho de 2013

La Pascualita



La Pascualita ou Pequena Pascuala é uma manequim de noiva que tem "vivido" na vitrine de uma loja em Chihuahua, México durante os últimos 75 anos. Isso é bastante tempo para uma loja de vestido de noiva manter uma manequim, mas, ela tem uma história muito estranha por trás disso. De acordo com uma lenda urbana, La Pascualita não é manequim, mas o cadáver perfeitamente preservado da filha do proprietário anterior.


Durante anos, a história de La Pascualita vem atraindo milhares de visitantes, incluindo personalidades da mídia, de todo o México em Chihuahua. Agora, pessoas da América do Sul, EUA e da Europa também começaram a fazer visitas à noiva cadáver. Pessoas "sujam" o nariz contra a janela da loja, olhando para a manequim, tentando descobrir se ela é real ou não. Eles são absorvidos pelas suas características fascinantes com um olhar realista. A maioria das pessoas vão embora convencidas de que ela é real.


La Pascualita foi colocada pela primeira vez na vitrine da loja em 25 de março de 1930. O efeito foi instantâneo. As pessoas simplesmente queriam ver de perto este novo manequim, com os olhos de vidro bem definidos, cabelo verdadeiro e tom de pele corado. Logo, eles perceberam que a manequim se assemelhava com a filha do proprietário da loja, Pascuala Esparza. 


Não demorou muito para que eles chegassem à conclusão de que a boneca era de fato o corpo embalsamado de sua filha, que tinha morrido no dia de seu casamento após ter sido picada por uma aranha Viúva Negra. Esta revelação não caiu muito bem com os moradores, e eles começaram a expressar a sua desaprovação. Mas com o tempo foi emitido um comunicado oficial negando os rumores, já era tarde demais. Ninguém estava disposto a acreditar. O nome da filha ficou perdida ao longo do tempo, e "La Pascualita" presa ao longo dos anos.

Claro que, a presença de um cadáver deve gerar especulações, naturalmente, e acompanhadas por acontecimentos sobrenaturais também. Vários incidentes ímpares têm sido relatados em torno da boneca, nenhum dos quais confirmados, é claro. Diz-se que um mágico francês doente de amor chegaria à noite, e magicamente a levaria de volta a vida, levando-a para fora da cidade. Alguns outros acreditam que seu olhar segue-os ao redor da loja. À noite, acredita-se que ela troca de posição na vitrine. 


Estes contos são bastante assustadores, talvez pior para os funcionários da loja que têm de ver Pascualita todo os dia. As roupas da boneca são mudadas duas vezes por semana atrás de cortinas fechadas. Sonia Burciaga, uma funcionária da loja diz: "Toda vez que eu chego perto de Pascualita minhas mãos começam a suar. Suas mãos são muito realistas e ela ainda tem varizes nas pernas. Eu acredito que ela é uma pessoa real". 


Poderia Pascualita realmente ser um cadáver de 75 anos de idade? Eu estou terrivelmente curioso para ver por mim mesmo.

Mas, embora a maioria dos moradores de Chihuahua estão convencidos que La Pascualita é realmente um cadáver bem preservado, a Internet está cheia de explicações para desmentir isso. O Museu dos Hoaxes, por exemplo, afirma que "seria impossível para alguém ser embalsamado e manter a carne preservada perfeitamente. Por alguma razão, as pessoas tendem a pensar que é mais fácil preservar um corpo do que realmente é". 


Os corpos de Lênin e Mao têm chegado basicamente a um estado muito parecido com borracha, e são mantidos em condições extraordinárias e monitorados. A maioria das coisas que as empresas funerárias fazem é com o objetivo de deixar o corpo bem até o enterro. Qualquer coisa acima de algumas semanas, e as coisas começam a correr muito, muito mal. A taxidermia pode conseguir alguma coisa, mas isso não vai ser muito bonito.


1 comentário: