sábado, 24 de agosto de 2013

Lendas envolvendo os Cavaleiros Templários





O segredo em torno da poderosa ordem medieval dos Cavaleiros Templários, e a rapidez com que desapareceram de repente, no espaço de poucos anos, levou a diversas lendas dos Cavaleiros Templários.

Estas vão desde os boatos sobre sua associação com o Santo Graal e a Arca da Aliança, a perguntas sobre a sua associação com a Maçonaria, a procura por um tesouro perdido. Recentes especulações sobre os templários aumentaram ainda mais por causa de referências a eles em livros, best-sellers como "O Código Da Vinci", e filmes como "Indiana Jones e a Última Cruzada" e "A Lenda do Tesouro Perdido". Muitas lendas cercam o local da primeira sede dos templários no Monte do Templo, que tinha sido atribuído a eles pelo rei Balduíno II de Jerusalém. Eles ficaram em operação há 75 anos.




O Monte do Templo é terra sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos, e é o local das ruínas do Templo de Salomão, e de um antigo lugar de repouso da Arca da Aliança. Livros Pseudo-históricos, como "The Holy Blood and the Holy Grail" alegam que os templários descobriram documentos escondidos nas ruínas do Templo, que "provam" que Jesus sobreviveu à crucificação, ou possivelmente "provam" Jesus era casado com Maria Madalena e teve filhos com ela. De fato, a suposição de que os templários devem ter encontrado algo sob o Monte do Templo está no cerne das lendas Templárias e teorias pseudo-históricas. Não há nenhuma evidência física ou documental, entretanto, para apoiar essa suposição. É verdade que eles são documentados como tendo carregado um pedaço da Vera Cruz em algumas batalhas, mas esta foi provavelmente uma parte da madeira que foi descoberta durante o século IV por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino.



A recente descoberta do Pergaminho de Chinon nos arquivos do Vaticano parece absolverem os Templários das acusações de heresia que foram cobradas sobre eles no momento da sua supressão numa sexta feira 13 de outubro de 1307, e que foram rotulados nos séculos desde. Cópias deste documento foram publicados em 2004, e disponibilizadas no site dos aquivos secretos do Vaticano.

Então vamos para as tais lendas?

Relíquias


Outras lendas de invenção moderna afirmam que o Santo Graal, ou Sangreal, foi encontrado pela Ordem e levado para a Escócia durante a repressão dos templários em 1307, e que permanece enterrada sob a Capela de Rosslyn. Outras descobertas mais recentes dizem que o Santo Graal foi levado para o Norte de Espanha, e protegido pelos Cavaleiros Templários de lá.

Algumas fontes afirmam que os templários descobriram os segredos dos maçons, os construtores tanto do templo original e do segundo Monte do Templo, junto com o conhecimento que da Arca que havia sido transferida para a Etiópia, antes da destruição do Primeiro Templo. Alusão a essa é feita em gravuras sobre a Catedral de Chartres, grande influência sobre a construção do que era tido por Bernardo de Clairvaux, patrono da Ordem. Mais ligações para a busca tanto pelo fim da Arca e sua descoberta de segredos antigos do templo supostamente sugerem pela existência da monolítica Igreja de São George, em Lalibela, na Etiópia, mas cuja construção é atribuída incorretamente para os Cavaleiros Templários.

Alguns estudiosos, como Hugh J. Schonfield, e parte dos pesquisadores afirmam que os Cavaleiros Templários podem ter encontrado o tesouro num rolo de cobre dos Essênios de Qumran nos túneis sob o Monte do Templo. Eles sugerem que isso pode explicar uma das acusações de heresia que mais tarde foram postas contra os cavaleiros pela Inquisição medieval.


Mortes misteriosas dos inimigos da Ordem



O último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, Jacques de Molay, foi queimado na fogueira em 1314, por ordem do Rei Filipe IV de França, que também pressionou o Papa Clemente V que dissolveu a Ordem. Diz a lenda que DeMolay lançou sua maldição de morte contra o Rei e o Papa Clemente V, dizendo que eles iriam encontrá-lo diante de Deus antes do fim daquele ano. O papa Clemente morreu apenas um mês depois, e Filipe morreu mais tarde naquele ano em um acidente de caça.

A sucessão ao trono da França passou rapidamente através dos filhos de Filipe. Luís X de França durou apenas dois anos, deixando uma mulher grávida que deu à luz ao próximo rei, D. João I, o Póstumo, mas o bebê viveu apenas cinco dias antes de sucumbir, provavelmente por veneno. O trono então passou para o outro dos filhos de Filipe IV, Filipe V, o Alto, que foi coroado com 23 anos de idade, mas morreu aos 29 anos. Como não tinha filhos, o trono foi então ao seu irmão, Carlos IV de França, que morreu seis anos depois, sem um herdeiro do sexo masculino, e assim terminou a Dinastia Capetiana.

Muitos acreditam que a dinastia fora amaldiçoada. Uma série de romances do século XX chamado Les Rois malditos (Os reis malditos) ampliou nesta história.


Sexta-feira 13


Muitas histórias modernas afirmam que, quando o rei Filipe IV tinha prendido muitos Templários simultaneamente em 13 de outubro de 1307, iniciou-se a lenda do dia azarado da sexta-feira 13. No entanto, um exame mais detalhado mostra que, embora o número 13 era de fato considerado historicamente de azar, a associação real da sexta-feira e 13 parece ser uma invenção a partir do início de 1900.


Adoração a Baphomet


A figura de Baphomet numa Pedra angular no
 Convento de Cristo, Tomar

O Baphomet é um ídolo supostamente adorado pelos Templários. Um frade occitano de Montpezat, Gaucerant, confessou ter adorado uma "figura Baffometi". A palavra "Baphomet" nunca foi pronunciada pelos acusadores ou pelos templários, mas apenas na sua forma adjetiva "Baphomet" ou "bafométique ".

O editor e escritor alemão Friedrich Nicolai em seu Versuch über die Beschuldigungen welche dem Templeorden gemacht worden (Ensaio sobre as acusações feitas contra os templários e os segredos desse tipo) em 1782, usa primeiramente palavra Bafomet que associa com o Deus supremo dos gnósticos maniqueístas, e foi o primeiro a argumentar que os Templários tinham uma doutrina secreta que foram transmitidas pelos sarracenos, e um sistema de iniciação em graus diversos. A lenda cresce com o panfreto Mysterium Baphometi revelatum (1819) de um orientalista austríaco, também católico conservador. [carece de fontes] Joseph von Hammer-Purgstall afirma que os Templários eram gnósticos, ofitas, apóstatas e idólatras.

A idéia de uma Ordem Templária esotérica é popularizada pelo filósofo alemão e anti-racionalista romântico Friedrich Schlegel (1772-1829) em sua Histoire de la littérature ancienne et modern


Alegações de descendências e renascimento


Alguns historiadores e autores têm tentado estabelecer uma ligação da Maçonaria e os seus muitos ramos para os templários. Esta alegada ligação continua a ser um ponto de debate. Graus no Rito Escocês Antigo e Aceito, como o Cavaleiro de Santo André, o Cavaleiro da Rosa-Cruz, e o 32º Grau em Consistório fazem referência a uma "conexão Maçônica-Cavaleiros Templários", mas isso geralmente é julgado cerimonial e não fato histórico.

John J. Robinson defende a ligação templária-maçônica, em seu livro Born in Blood: The Lost Secrets of Freemasonry, na qual ele alega que alguns templários franceses fugiram para a Escócia, após a supressão da Ordem, temendo a perseguição da Igreja e do Estado. Ele afirma que procuraram refúgio em uma loja de canteiros escocesa em que começaram a ensinar as virtudes da cavalaria e da obediência, usando as ferramentas dos construtores como uma metáfora, e, eventualmente, começaram a receber "maçons especulativos" (os homens de outras profissões), a fim de garantir a manutenção da ordem. De acordo com Robinson, a Ordem existiu em segredo desta forma até a formação da Grande Loja Unida da Inglaterra, em 1717. Um exemplo de simbolismo maçónico-templário transitório supostamente pode ser encontrado na Capela de Rosslyn propriedade dos primeiros Rosslyn, uma família com laços bem documentados a Maçonaria escocesa, porém a Capela de Rosslyn se remonta, pelo menos, 100 anos após a supressão dos Templários.

O caso também é relatado no livro de Michael Baigent e Richard Leigh, The Temple and the Lodge.

No entanto, os historiadores Mark Oxbrow, Ian Robertson, Karen Ralls e Louise Yeoman cada um deixou claro que que a família Sinclair não tinha qualquer ligação com os Templários. Os Sinclairs "testemunharam contra os Cavaleiros no julgamento de 1309, o que não é compatível com qualquer alegado de apoio ou adesão. Em "The Templars and the Grail"  Karen Ralls afirma que entre cerca de 50 depsseram contra os templários eram Henry e William Sinclair.

A Ordem do Templo Solar, é um exemplo famoso de um grupo "neo-Templário", fundado em 1984, reivindicaram a descendência original dos Cavaleiros Templários, existem várias outras ordens de auto-intituladas que também dizem serem descendentes ou renascidos da Ordem dos Templários. Uma dessas organizações é a Ordem Suprema Militar do Templo de Jerusalém (SMOTJ), uma sociedade ecumênico cristã baseada nas tradições da medievais dos Cavaleiros Templários e nos princípios da cavalaria. No entanto, a ordem não é uma ordem de cavalaria real, não tendo o reconhecimento oficial do Estado, nem um chefe de Estado como soberano. A SMOTJ foi criada em 1804 e é dedicada à preservação dos locais sagrados em Jerusalém e arredores, as obras de caridade e pesquisas antiquário. Em 2001, a facção mais importante do SMOTJ foi reconhecido pelas Nações Unidas como uma organização não-governamental.

Algumas pessoas apontam algumas semelhanças assumida entre os Cavaleiros Templários e a Suíça, principalmente por causa das bandeiras semelhantes, os Cavaleiros, uma cruz quadrada cortada nas extremidades, e a bandeira da Suíça moderna, uma cruz quadrada, sem fins queimados. Além disso, os Cavaleiros eram conhecidos por seus bancos.

Finalmente, ao longo da história e até hoje, diversas organizações tentaram alegar ligações à Ordem dos Templários original. Até à data, nenhuma dessas afirmações é historicamente verificável nem amplamente aceita.


Tesouro


Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguira esconder do rei Filipe e que mais tarde foi perdido. Uma história diz respeito em particular a Rennes-le-Château, onde o tesouro foi supostamente encontrado no século XIX: uma fonte de especulação para o tesouro seria o tesouro há muito perdido dos Templários.


Ordem dos Templários na Escócia


Durante o final do século XIII e início do século XIV, a Inglaterra, sob o rei Eduardo I, estava em guerra com a Escócia. Em 1314, seu filho, Eduardo II, contratou os escoceses na Batalha de Bannockburn. Segundo a lenda vitoriana, os escoceses venceram a batalha em grande parte devido à intervenção da Ordem dos Templários, no lado de seu rei Robert Bruce. Na realidade, nenhum dos contemporâneos ou quase nenhum contemporâneo de contas da batalha Bannockburn mencionam os Templários em tudo, e a excomunhão do rei Robert Bruce tinha muito boas razões para ter nada a ver com os Templários, já que ele estava desesperado para manter do lado direito do Papa e do Rei da França. Também é interessante notar que dois membros da Ordem dos Templários tinham lutado por Eduardo I na batalha de Falkirk, em 1297.

Militarmente, ele conseguiu muito bem sem eles a partir de 1307-1314 e de 1314-1328 e a história só poderia ser vista como uma concessão ao orgulho Inglês - o 'motivo' real para a sua perda não é porque estavam lutando contra os escoceses, mas contra uma força de elite de cavaleiros. Esta lenda é a base para graus no convite da Ordem Maçônica conhecida como a Ordem Real da Escócia.


Descobridores do Novo Mundo


Cruz Pátea, símbolo dos Templários
utilizado nas caravelas das Grandes Navegações

Embora a Ordem dos Templários foi oficialmente dissolvido após 1300, alguns acreditam que os templários, possuíam uma frota considerável de navios (embora não haja nenhum vestígio de sua existência em qualquer registro histórico), e podem ter fugido para o Novo mundo, seguindo antigas rotas dos Vikings, fazendo uma das viagens pré-colombianas a América. Em Portugal, os Templários não dispersaram, mas simplesmente mudaram seu nome para Cavaleiros de Cristo. Em 1492, este grupo é acusado de ter fornecido navegadores para a viagem de Cristóvão Colombo, e cruz da Ordem (Cruz Pátea) foi proeminentemente caracterizadas nas velas dos seus navios, porém não há nenhuma evidência real para apoiar isso.


Lendas sobre associações com outras Ordens


'Bem da Iniciação': baseado na arquitetura no simbolismo dos Templários,
Rosacruz e Maçonaria da "Quinta da Regaleira"
(1892-1910), Sintra, Portugal


Mais especulação giram em torno da associação dos Templários com outras Ordens. Esta questão é adicionalmente confusa porque algumas Ordens, como a Maçonaria, passou a adotar os símbolos e as tradições dos Templários em 1700. (Ver: Cavaleiros Templários (Maçonaria)) Outra moderna (mas muito menor) são as reivindicações de ascendência dos Templários a Ordem Suprema Militar do Templo de Jerusalém.

Historiadores revisionistas e teóricos da conspiração afirmam que os Cavaleiros Templários armazenaram conhecimento secreto, ligando-os a miríade de outros temas: os Rosacruzes, os cátaros, o Priorado de Sião, Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, o Hermetismo, os Ebionitas, os Deus Rex, relíquias ou evangelhos perdidos de Tiago, o Justo, Maria Madalena e Jesus (como o "Testamento de Judas"), rei Salomão, Moisés e, finalmente, Hiram Abif e os mistérios do Antigo Egito. Isto, por sua vez, tem contribuído para os Cavaleiros Templários ter várias influências sobre a cultura popular.


Caveira e ossos cruzados


Símbolo da Skull and Bones (Caveira e Ossos).
Caveira e ossos cruzados são também um símbolo da pirataria.

A lenda maçônica fala de três Templários que pesquisaram o sitio da queima de Jacques de Molay, e encontram apenas um crânio e dois fêmur. Estes levaram com eles e supostamente foram utilizados como o impulso para criar a primeira bandeira de Jolly Roger da pirataria, de modo que eles nunca esqueceriam. Esse mesmo símbolo é usado hoje pela sociedade da Universidade de Yale, a Skull and Bones.


Rumores sobre localizações


O piso plano da Cúpula da Rocha e algumas linhas de construção;
possível fonte de inspiração para as construções dos Templários

Muitos locais são ditos terem várias ligações com os Templários, com vários graus de confiabilidade. Uma especulação comumente citada tem a ver com uma pintura templária que estava no telhado de um edifício em Templecombe, na Inglaterra. Atualmente em exibição em uma aldeia na Igreja de St Mary, algumas pessoas acreditam que é uma imagem templária encomendada de Cristo ou a cabeça sem corpo de João Batista.

A seguir está uma lista de alguns dos lugares que têm sido associados com os Cavaleiros Templários, quer na ficção ou em lendas, mas que ainda não foram provados a ter uma associação de fato.

  • Poço das Almas em Jerusalém
  • Oak Island, Nova Escócia (região do oeste lendário)
  • Acadia (atualmente da Nova Escócia) é um derivado de Arcádia, a mítica e utópica visão idílica da mitologia da Renascença. Os Acadianos da Nova Escócia e a povo de Cajun da Louisiana espalham boatos por serem descendentes dos antigos Cavaleiros Templários.
  • Igreja de Laon, na França
  • Igreja Redonda de Lanleff na Bretanha, França
  • O castelo de Barberà em Espanha
  • O castelo de Ponferrada, uma aldeia em León, Espanha
  • Capela Chwarszczany na Polónia
  • Bannockburn, local da Batalha de Bannockburn na Escócia
  • Capela de Rosslyn e Igreja de Orphir na Escócia
  • Caverna de Royston, estradas sob a cruz formada pela Icknield Way e Ermine Street
  • Hertford, Inglaterra, the Guardian
  • Santo Sepulcro em Cambridge, a Inglaterra, Igreja Redonda
  • Santo Sepulcro em Northampton, Inglaterra
  • La Chapelle-Saint-Georges d'Ydes em França
  • Igreja de San Jacopo em Campo Corbolini, em Florença, Itália
  • Castelo de Almourol, Portugal
  • Templo, Midlothian, Escócia
  • Templo Bruer, Lincolnshire
  • Igreja da Trindade (Nova York) em Wall Street, em Nova York

Os templários foram banidos da Igreja. 

Em meados do século XIV, os Templários foram perseguidos por toda a Europa, e sua ordem de fato foi dissolvida. No entanto, esses cavaleiros nunca foram excomungados pela Igreja de Roma.

Criada em 1119 pelo francês Hugo de Payens, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, ou simplesmente Ordem dos Templários, foi concebida com a função de proteger os peregrinos que partiam para Jerusalém durante o período das Cruzadas. Cerca de dois séculos depois, o grupo já era considerado uma potência militar, ostentando um contingente de aproximadamente 15 mil homens, e financeira. Os cavaleiros estavam entre os principais proprietários de terras do período, donos de numerosos feudos e de uma rede própria de mosteiros.

A ordem mantinha negócios com todos os grandes senhores da Europa medieval, além de constantemente emprestar dinheiro para a Igreja e gerir alguns de seus bens. Entre seus “clientes” estavam figuras ilustres como o rei João I da Inglaterra (1166-1216) e Filipe IV, o Belo (1268-1314), soberano da França e principal artífice da destruição dos Templários. Sua ofensiva contra a ordem tinha dois objetivos: a ampliação dos domínios do reino francês e o enriquecimento de seu Tesouro.

Na manhã do dia 13 de outubro de 1307, uma operação lançada secretamente pelo conselheiro real Guilherme de Nogaret resultou na prisão de todos os Templários da França. Os membros da ordem foram interrogados sob tortura e entregues aos inquisidores dominicanos, que os condenaram por heresia, apostasia (afastamento da doutrina pregada pela Igreja), idolatria e sodomia. Alguns foram condenados à morte na fogueira. Chocado com as confissões obtidas pelos lacaios de Filipe IV, o papa Clemente V (1264-1314) determinou a prisão de todos os Templários da cristandade.

Cavaleiros da ordem são queimados por Filipe IVCriaram-se comissões eclesiásticas para investigar os membros da ordem, e, em 1311, um concílio se reuniu na cidade francesa de Vienne para avaliar as informações coletadas e julgar os cavaleiros. A culpabilidade do grupo ficou longe de ser uma unanimidade, e alguns dos presentes propuseram que ele fosse reformado, não abolido. Temendo um conflito com o rei da França, Clemente V demorou a tomar uma decisão.



Finalmente, em meados de 1312, o papa foi informado de que Filipe, o Belo, estava marchando em Lyon com o seu exército. Vencido pelo medo, o pontífice assinou no dia 3 de abril a bula Vox in excelso, simplesmente suprimindo a Ordem do Templo, sem condená-la. Outra bula, chamada de Ad providam, decretou que os bens do grupo fossem transferidos para os beneditinos da Ordem de Malta. Por fim, uma terceira bula anunciou que o papa se encarregaria de julgar os acusados, mas eles não seriam excomungados.

Em países como Inglaterra, Espanha, Portugal e Alemanha, os Templários foram inocentados. Na França, absolveram-se aqueles que reconheceram seus erros. Assim, Filipe IV fracassou em seus planos de espoliação total dos bens dos Templários em proveito próprio. No entanto, o rei francês conseguiu prender o grão-mestre Jacques de Molay, que foi queimado vivo em Paris no dia 19 de março de 1314. 


Sem comentários:

Enviar um comentário