domingo, 7 de julho de 2013

O Santo Sudário de Turim



Com a pascoa chegando , pensei em fazer um post sobre esse tema e  acabei lembrando do santo sudário, existe muitos mistérios sobre esse tema. O santo sudário é um manto de 4,5 m que dizem ser o manto que enrolou o corpo de Jesus apos sua morte, esta localizado na catedral de Turim e é conhecido também pelo nome de Sudário de Turim. Vamos conhecer a historia desse Santo Sudário.



Muitas pessoas acreditam que o sudário, foi o pano que enrolou jesus mas como a ciência esta sempre questionando a religião a varias teorias sobre esse tema, autores como  Christopher Knight e Robert Lomas, "The keys of Hiram" (As chaves de Hiram) e "The second Messiah" (O segundo Messias) que diz que na verdade poderia ser o pano que enrolou os restos do Mestre Jacques DeMolay, que teria sido torturado certos meses antes de sua execução em 1307.


A imagem completa do Santo Sudário












Em 1898 o fotógrafo italiano Secondo Pia tirou a primeira fotografia do sudário e constatou que o negativo da fotografia assemelhava-se a uma imagem positiva do homem, o que significava que a imagem do sudário era, em si, um negativo.



As primeiras referências a um possível sudário surgem na própria Bíblia. O Evangelho de Mateus (27:59) refere que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus Cristo com "um pano de linho limpo".João (19:38-40) também descreve o evento, e relata que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados (João 20:6-7). Embora depois desta descrição evangélica o sudário só tenha feito sua aparição definitiva no século XIV, para não mais ser perdido de vista, existem alguns relatos anteriores que contêm indicações consistentes sobre a existência de um tal tecido em tempos mais antigos.


Imagem normal a direita, negativa a esquerda
Muitos exames foram feitos no Sudario, e segundo a equipe americana do STURP (Shoud of Turin Research Project), após três anos e cerca de 100.000 horas de pesquisa, apontaram que :



1. Havia sangue humano no sudário;
2. As gotículas de tinta ocre seriam resultado de contaminação;
3. A habilidade e equipamentos necessários para gerar uma falsificação daquela natureza seriam incompatíveis com o período da Idade Média, época em que o sudário apareceu e foi guardado;
4. Como cientistas, também não podiam afirmar que a mortalha era verdadeira;
5. As marcas do Sudário são um duplo negativo fotográfico do corpo inteiro de um homem. Existe a imagem de frente e de dorso;
6. A figura do Sudário, ao contrário de outras figuras bidimensionais testadas até então, contém dados tridimensionais;
7. Não existe ainda explicação científica de como as imagens do Sudário foram feitas;
8. O Sudário apresenta marcas compatíveis com a descrição da crucificação nos Evangelhos.

Na época, o STURP não foi autorizado a fazer o teste por datação carbono-14, o que impossibilitou a determinação da idade da peça. Dez anos depois, em 1988, o Vaticano autorizou os primeiros testes de datação radiométrica do sudário, segundo o método do carbono-14. A três análise independentes revelaram idades entre 1260-1390.







Foi alegado que com a contaminação de bactérias e o incêndio de Chambéry de 1532 não dava pra saber exato o ano do sudário e o teste com o carbono 14 não foi considerado.



Exitem muitas outra teorias como a de que se uma imagem por contato com o tecido mostraria uma um retrato de aparência fotográfica e não uma imagem distorcida, como uma projeção de uma superfície irregular em uma superfície plana.




A propriá bíblia relata que outro pano foi usado no corpo de jesus, 6 - Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis, 7 - E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte. (João 20:6-7)



A Catholic Encyclopedia, editada pela Igreja Católica, no seu artigo sobre o Sudário de Turim afirma que o sudário está além da capacidade de falsificação de qualquer falsário medieval.
Segundo os fieis há  presença de moedas sob as pálpebras
Dificilmente o sudário é exposto ao publico a ultima vez foi em 2010. "mapa" do Sudário, feito sobre o negativo fotográfico do lençol, revela os seguintes elementos:





Queimaduras devidas ao incêndio que danificou o Sudário em 1532;

Remendos aplicados, em 1534, sobre as partes destruídas do tecido;

Manchas produzidas pela água utilizada para apagar o fogo;




Temas religiosos dão muita repercussão , podem reparar que nessa época de pascoa vários documentarios são voltados a esse tema , depois de todas essa teorias fico em duvida sobre esse tema. 

Sem comentários:

Enviar um comentário