domingo, 7 de julho de 2013

Baphomet


Muito se fala sobre a origem ou o real significado sobre "Baphomet", sempre sendo atribuído uma série de características e significados obscuros á sua imagem.  Na verdade quase tudo não passa de uma farsa e para mostrar essas vamos a alguns fatos que trouxeram essa imagem negativa á ele.
Ficou famoso pela relação com os templários.  Isto ocorreu junto com o inicio da perseguição ao templários,  imposta principalmente pelo o Papa Clemente V e pelo o Rei da França Felipe IV conhecido como Felipe o Belo. No final de 1314, houve a execução do Grã-Mestre da Ordem do Tempo, Jacques de Molay, juntamente com outros dois cavaleiros.


As acusações continham coisa como: negação de Cristo, recusa de sacramentos, praticas obscenas, sodomia, entre outras. O conjunto de acusações viria a montar um quadro denominado de "desvirtuação dos princípios do cristianismo". A figura de Baphomet começou a ser empregada como fazendo parte dessa desvirtuação, e servindo de bode expiratório para a perseguição religiosa contra todos aqueles que se opunham ao cristianismo.


Baphomet é a imagem da discussão e da perfeição, representa também o conhecimento como um todo é ele  que expressa o questionamento, e por essas razões, durante a perseguição aos Templários sua imagem ficou 'distorcida', pois a igreja naquela época não queria nenhum tipo de questionamento de sua doutrina.

A imagem constantemente grafada de Baphomet, tem como objetivo ilustrar/representar as matérias opostas e seu equilíbrio  como o bem e o mal, as trevas e a luz. Reparando na imagem (á cima), podemos perceber que a figura possui seios femininos com órgão genital masculino, ao mesmo tempo que é humano é um animal, suas mãos apontam para o céu e inferno, ainda se repararem em seus braços está grafado "solve", "coagula" palavras que demonstram um dos ditados da alquimia (solve et coagula - latim), que tem como objetivos a desfragmentação de um todo para uma nova união, um novo entendimento.

Nos anos subsequentes á perseguição aos templários, a imagem de Baphomet foi sendo difundida de forma errônea por todos os lugares aonde se passava. E depois de algum tempo depois (muito tempo), mais precisamente no séc XIX com  Eliphas Levi que adaptou um pentagrama normal, de forma a encaixar uma cabeça de bode dentro dele.

Para isto ocorrer ele fez duas versões do pentagrama, o primeiro em sua forma natural seria o de Boa Orientação, o segundo já seria invertido (aponta á baixo), e seria representativo á Má Orientação. Levi ainda foi mais alem e dentro do pentagrama invertido conseguiu "encaixar" uma cara de bode, fazendo alusão ao Baphomet. 

Essa efigie de Baphomet com o pentagrama ainda serviu de inspiração para Anton LaVey criar em 1966 a Igreja Satânica, sendo usada ainda por todos aqueles que se dizem satânicos ou adoradores de Satanás.

[Curiosidade] A cabeça do bode que é encaixada no pentagrama invertido é extremamente forçada, visando que não existe nenhuma espécie conhecida de bode com esse tipo de desenho de cabeça.
Mesmo LaVey usando o simbolo de forma errada, conseguiu espalhar a cultura do Satanismo em diferentes locais do mundo com sua igreja, transformando essa religião em algo de certa importância.


Faça parte do nosso grupo no facebook: Mistérios fantásticos do mundo sobrenatural


Sem comentários:

Enviar um comentário