domingo, 7 de julho de 2013

Lenda urbana que nunca deixa de intrigar

Lenda urbana que nunca deixa de intrigar: as coincidências de datas e números envolvendo os presidentes americanos Lincoln e Kennedy — que governaram com 100 anos de diferença

Abraham Lincoln e John F. Kennedy, dois grandes ex-presidentes, com histórias com muito em comum.

Abraham Lincoln e John F. Kennedy: 100 anos separam sua eleição, várias datas e números aproximam seus destinos

É algo verdadeiramente surpreendente, chegando às portas do assombroso, verificar o quanto existe de coincidência em números cruciais da vida de dois dos mais marcantes presidentes da história dos Estados Unidos — Abraham Lincoln, o 16º e para muitos o maior entre os 44 presidentes americanos, e John F. Kennedy, o 35º e o primeiro presidente católico do grande país.

A lista de coincidências é uma lenda urbana quase tão antiga quanto a morte de Kennedy, ocorrida em 1963. Pelo que se sabe, começou a circular no ano seguinte e, conforme a versão, é acrescida de um, dois ou até dez itens em relação aos de abaixo.


Mas vejam só que interessante:

* Abraham Lincoln foi eleito deputado à Câmara de Representantes em 1846 e John F. Kennedy foi eleito para o mesmo posto exatamente em 1946.

* Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1860, e John F. Kennedy em 1960.

* Ambos se empenharam pelos direitos civis — Lincoln, pelo fim da escravidão, Kennedy, por igualdade plena de direitos aos negros.

* As mulheres de ambos — Mary Todd Lincoln e Jacqueline Bouvier Kennedy — perderam filhos quando residiam na Casa Branca.

* Abraham Lincoln foi assasinado numa sexta-feira. John Kennedy também.

* Lincoln foi assassinado com um tiro na cabeça. Pelo menos um dos tiros que mataram John Kennedy foi na cabeça.

Entre vários exemplos de coincidências, os dois presidentes foram assassinados em uma sexta-feira, ambos com um tiro na cabeça, ambos por um assassino do Sul, que em ambos os casos foram mortos antes de serem julgados

Agora, como se já não bastasse, as semelhanças ganham um pouco mais de mistério:

* A secretária de Abraham Lincoln tinha como sobrenome Kennedy, e a secretária de John F. Kennedy tinha como sobrenome Lincoln.

* Ambos foram assassinados por sulistas

* Ambos foram sucedidos por um vice com o mesmo sobrenome: Andrew Johnson substituiu Lincoln, Lyndon Johnson, a Kennedy.

* Andrew Johnson nasceu em 1808, e Lyndon Johnson, em 1908.

* John Wilkes Booth, o assassino de Lincoln, nasceu em 1839, e Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939. Ambos eram conhecidos por seus nomes por extenso, o que é incomum na cultura norte-americana, que privilegia a versão com o segundo nome ou o primeiro sobrenome grafado apenas com a inicial.

Ambos lutaram para melhorar os direitos civis


Quer mais? Tem mais:

* Abraham Lincoln levou um tiro na cabeça dentro de um teatro, o Ford Theatre de Washington, e John F. Kennedy foi alvejado dentro de uma limusine Lincoln – produzido pela Ford.

* Os dois assassinos, Booth e Oswald, acabaram sendo assassinados antes de serem julgados por seus crimes.

Já quase no fim, mais uma coincidência :

* Uma semana antes de ser morto, Lincoln esteve em Monroe, no Estado de Maryland. Uma semana antes de morrer, Kennedy esteve com Marilyn Monroe.

Finalmente, um acréscimo à lenda urbana:

* O filho caçula de Lincoln, Tad, foi sepultado no dia 16 de julho de 1871. Mais tarde, seu corpo foi exumado e transferido para outro túmulo.

* O filho caçula de Kennedy, John Jr., o John-John, que sobreviveu ao pai por mais de três décadas, morreu no mar num acidente com o avião que ele pilotava num mesmo 16 de julho — de 1999. Mais tarde, bombeiros encontraram seu corpo, que foi retirado do mar próximo à ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts, para autópsia e, posteriormente, conforme seu desejo, suas cinzas lançadas ao mar em outro ponto da costa do mesmo Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário