terça-feira, 14 de junho de 2016

Ziz




Ziz é uma ave colossal da mitologia hebraica, descrita como um pássaro com características de um Grifo. A lenda diz que foi feita para ser a guardiã do céu e do ar.




Como Behemoth era a besta da terra, Leviatã era a besta do mar, Ziz era a besta do ar, governava os céus e era tão gigante que com as asas abertas, era capaz de tapar o sol. Tinha pernas de leão e quando pousava na terra para ficar em pé, sua cabeça encostava no céu.


Na mitologia hebraica, Ziz foi criada para governar o ar, e proteger todas as aves menores de predadores, além de criar outros pássaros sem precisar chocar ovos.. Também é conhecida por seu canto celestial, comparado com o lamento da Fênix.



Histórias antigas contam que Ziz tinha um bom coração, e até ajudava humanos, como por exemplo nas histórias do Aggadah, (contos dos rabinos antigos), navegantes precisavam tomar banho mas não sabiam se o mar era fundo, até que avistaram a enorme Ziz, que os avisou com uma voz celestial ''Uma vez um carpinteiro derrubou um machado aqui, e demorou 7 anos para chegar ao fundo''. Outro conto descreve que uma vez, um ovo de Ziz caiu na terra, e ao quebrar, escorreu inundando 60 cidades. Felizmente esse tipo de acidente não acontece com frequência, apenas quando seus ovos estão podres, o que normalmente eles deslizam suavemente do ninho

Em muitas ilustrações antigas e até histórias, Ziz é confundida com pássaros também gigantes, como Roc e Garuda. Na maioria das vezes é representado como uma trindade de monstros, dividindo a figura com o Behemoth e o Leviatã.

Sem comentários:

Enviar um comentário