terça-feira, 14 de junho de 2016

Hécate





Na religião e mitologia Grega, Hécate é a deusa da bruxaria, magia, necromancia, encruzilhadas, da noite, dos fantasmas e da lua. A única filha dos titãs Perses e Astéria a receber o poder sobre o céu, a terra e o mar.

Hécate era inicialmente representada como uma mulher com duas tochas acompanhadas por duas cadelas pretas ou um cão de três cabeças. Também era comum ver Hécate em linhas que representavam as encruzilhadas.



Sua primeira história conta que foi enviada para ajudar Deméter em sua busca por Perséfone. Guiando-a através da noite com suas tochas, e o farejo dos seus cães.

Com o passar dos tempos, Hécate foi idolatrada como uma grande deusa salvadora e de proteção, mas como também representava a noite e seus mistérios, foi considerada também uma entidade do submundo, que reinava na noite acompanhando todas as almas dos defuntos.



Hécate é adorada pelas Bruxas, vista pelas praticantes de magia negra como uma divindade infernal, que envia os fantasmas e demônios para a terra, assim como ensina a arte da feitiçaria, habitando as encruzilhadas, túmulos e lugares próximos ao sangue de pessoas assassinadas.

Ela também perambula com as almas dos mortos, e sua chegada é anunciada pelo uivo dos cães. Em tempos modernos foi descrita como uma mulher assustadora, por vezes com três cabeças, sendo elas de cavalo, leão e cão. Também representada como uma mulher espectral de aparência muito velha, acompanhada por outras duas mais jovens.

Hécate é invocada pelas Bruxas de várias maneiras, a mais antiga delas e também mais comum é o sacrifício de carneiros negros e o mel.

Sem comentários:

Enviar um comentário