sexta-feira, 4 de janeiro de 2013


Cata sonhos - Apanhador de Sonhos

Também conhecido como "Cata-sonhos" ou pelo seu nome em inglês "Dreamcatcher", este objecto teve a sua origem na nação nativa americana dos Anishinaabeg, também chamados Ojibweg ou Chippewa. O seu uso difundiu-se entre as comunidades indígenas, tendo-se tornado num símbolo de unidade entre todas as culturas nativas da América do Norte. Nos anos 60 e 70 foi adoptado pelo movimento New Age e hoje é dia é conhecido em todo o mundo.
A função de um pega-sonhos é de proteger o sono, afastar pesadelos e perturbações no astral quando uma pessoa dorme. As lendas sobre o pega-sonhos variam de tribo para tribo, mas quase todas contam como o primeiro pega-sonhos foi dado aos seres humanos por uma aranha, para que pudessem proteger as suas crianças dos pesadelos e dos espíritos malignos. Diz a tradição que as negatividades ficam presas nas "teias", desaparecendo com a luz da manhã, ao passo que os sonhos felizes e os espírit
os-guias podem passar através dos orifícios e ajudar a criança no seu desenvolvimento espiritual. Segundo a sabedoria indígena, os sonhos são uma ponte entre o mundo físico e o mundo dos espíritos, sendo de extrema importância a qualidade dos ensinamentos obtidos a partir deles.


Os pega-sonhos tradicionais eram feitos com varas de salgueiro dobradas em círculo ou em forma de lágrima. A estrutura era então coberta com tiras de peles de animais e a teia era tecida com fios feitos a partir de tendões de veado, em intervalos regulares e harmoniosos, à maneira de uma mandala. O pega-sonhos era então ornamentado com outras peças e objectos de valor simbólico como penas de aves, pedras semi-preciosas, conchas, ervas ou ossos. Cada parte do pega-sonhos, bem como os materiais empregues na sua construção, eram cuidadosamente escolhidos pelas suas atribuições mágicas e simbologia. As peles de animais e as penas, por exemplo, eram consideradas dádivas dos respectivos animais de poder, transportando consigo determinados dons que deveriam ser passados às crianças.

Hoje em dia já poucos pega-sonhos são feitos ritualmente segundo os preceitos tribais - muitos são feitos em série e incluem materiais modernos que nunca caberiam num pega-sonhos tradicional - porém é um objecto que continua a apelar ao imaginário arcaico dos povos. Os pega-sonhos continuam a servir para proteger o sono dos inocentes e constituem um instrumento de meditação e religação à sabedoria dos ancestrais.

Sem comentários:

Enviar um comentário